Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
A história do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro começa em 1927, quando a bailarina Maria Olenewa funda a primeira escola de dança do Brasil sediada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Olenewa, integrante da Companhia de Bailados de Leonide Massine que lecionara na Escola de Danças do Teatro Cólon de Buenos Aires e dançara no Brasil em 1921, fixou residência no Rio de Janeiro. Animada com as aulas particulares de ballet que ministrava na cidade, toma a corajosa inciativa, e inaugura a Escola de Dança do Brasil, dando início à formação de bailarinos para integrar um futuro Corpo de Baile.
Inicialmente, Corpo de Baile e Escola de Dança fundiam numa única estrutura na apresentação de espetáculo, até que em 1936, foi oficialmente criado o Corpo de Baile com a separação definitiva entre escola e companhia profissional.
A partir de então o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, hoje composto de 100 bailarinos dedicados em tempo integral ao seu trabalho, vem cultivando ao longo de sua existência a tradição na excelência de seu repertório, na escolha de grandes nomes para sua direção, e de contar com coreógrafos e bailarinos de prestígio internacional.
Atualmente o regente interino do Corpo de Baile do TMRJ é Hélio Bejane.
Comentários
Postar um comentário