Doris Humphrey
Doris Humphrey nasceu em 17 de outubro de 1895 e morreu em 29 de dezembro de 1958, foi uma bailarina e coreógrafa do século XX. Juntamente com seus contemporâneos Martha Graham e Katherine Dunham, Humphrey foi um dos de segunda geração de dança moderna, pioneiros que seguiram seus precursores, incluindo Isadora Duncan, Ruth St Denis e Ted Shawn- em explorar o uso da respiração e desenvolvendo técnicas ensinadas ainda hoje. Como muitos de seus trabalhos, Humphrey continua a ser ensinada, estudada e executada até hoje.
Em 1917 ela se mudou para a Califórnia e entrou na Escola de Dança Denishawn, onde ela estudou, dava aulas e aprendeu coreografia. Suas criações dessa época: Valse Caprice, Soaring e Scherzo Waltz são ainda executadas hoje em dia. Humphrey percorreu o Oriente por dois anos seguidos de uma carreira de sucesso na América.
O ritmo fundamental para Martha Graham é o ritmo respiratório. O conflito, para ela, está dentro do homem. O ritmo fundamental para Mary Wigman é o ritmo emocional que nasce de uma paixão domada, de motivação do gesto no esforço para se livrar de uma realidade externa sufocante. O ritmo fundamental para Humphrey é o ritmo motor que se forma na relação entre o corpo e o espaço. O movimento primordial é, para ela , um esforço para resistir à gravidade, símbolo de todas as forças que ameaçam o equilíbrio do homem e sua segurança.
Interessante.
ResponderExcluir