Martha Graham
Martha Graham nasceu em Allegheny, EUA em 11 de maio de 1894 e morreu em Nova Iorque, N.Y. em 1o de abril de 1991. Ela pode não ter sido a primeira a iniciar mudanças na história da dança moderna, mas a densidade do seu trabalho foi capaz de revolucionar a dança, e a própria dança moderna, que era considera uma revolução por si só. Foi gradualmente inspirando as gerações posteriores, tendo seu trabalho amplamente reconhecido até hoje.
Martha começou seus estudos na dança por influência de seu pai, um médico especialista em disfunções neurológicas, que tinha grande interesse no diagnóstico através da observação dos movimentos físicos. Em 1911, já na sua adolescência ( Martha começou a dançar tarde ), Martha teve o seu primeiro contato com a dança, através da Companhia de Ballet da bailarina Ruth St Denis. Graham se matriculou em um colégio voltado para as artes, e depois foi estudar dança na recém-inaugurada Escola Denishawn, fundado por Ruth S. Denis e seu marido Ted Shawn. Durante oito anos, tanto ensinando quanto aprendendo, Denishawn foi seu primeiro lar.
Graham foi responsável pelo desenvolvimento de uma técnica que associava a respiração ao movimento, através da contração e relaxamento. Também é sua marca pessoal os gestos amplos e o contato com o chão, abandonando, desta forma, alguns dos princípios básicos da dança tradicional.
Em 1926, fundou a Martha Graham Dance Company, e desde então ela coreografou mais de 200 trabalhos sobre diversos assuntos, como a mitologia grega, os antigos rituais, as questões sociais e o folclore norte-americano e a sensibilidade feminina.
Como mestra, Graham treinou gerações de grandes bailarino e coreógrafos. Dentre eles estão Alvin Ailey, Twyla Tharp, Paul Taylor, Merce Cunningham além de ter colaborado com alguns dos mais conceituados artistas de seu tempo, como o compositor Aaron Copland e o escultor Isamu Noguchi.
Muito interssante.
ResponderExcluir