Décio Otero
Nasceu a 15 de julho de 1933, na cidade de Ubá, em Minas Gerais, mas, no ano seguinte muda-se para Belo Horizonte. Em 1948 trabalhando como office boy, tenta um teste para atuar num filme, mas não é convocado.
Tem seu primeiro contato com a dança no Ballet de Minas Gerais, em 1951. Em 1954, junta-se a Klauss Viana e descobre novas formas de atuação na dança. Otero começa sua busca por uma linguagem voltada à cultura brasileira.
Ingressa no Ballet Du Grand Théatre de Genève, na Suiça, em 1963, com direção de Serge Golovine e no ano seguinte torna-se solista da companhia. Ingressa no Ballet da Ópera de Colônia, na Alemanha, com direção de Todd Balender, como solista. No ano seguinte, a convite de Balender, vai a Frankfurt e torna-se bailarino do Ballet da Ópera de Frankfurt.
Em 1969 retorna ao Brasik e volta à Minas Gerais. Em 1970, viaja a Curitiba para ministrar cursos de férias no Balé do Teatro Guaíra, onde reencontra Márika Gidali, que o convida para participar do programa Convite à Dança, da TV Cultura.
Funda o Ballet Stagium com Márika Gidali em 1971, ganha o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte ( APCA )em 1974. No ano seguinte, viaja para os Estados Unidos, dançando por toda a costa oeste e chegando a Nova Iorque. Recebe ótimas críticas do The New York Times e na Dance Magazine.
Lança o livro Stagium: as Paixões da Dança, em 1988. Dá início ao projeto Joaninha , com o objetivo de oferecer aos jovens das escolas públicas da periferia de São Paulo a optunidade dade descobrir, por meio da dança , a importância da obtenção do conhecimentoi, informação e cultura.
Comentários
Postar um comentário