Ballet Stagium
Foi fundado em outubro de 1971 na cidade de São Paulo sob a direção de Márika Gidali e Décio Otero e ficou conhecida por seu engajamento político.
Após o golpe de 1964 as produções artísticas iriam vivenciar o Tropicalismo , movimento marcado pela experimentação. Em plena ditadura militar em que havia repressões e censura é que o Ballet Stagium foi fundado.
O repertório do Ballet Stagium em parceria com Ademar Guerra enfocou temas como racismo, violência e genocídio, dançando textos proibidos pela ditadura militar. Optou por fugir do eixo Rio Janeiro/São Paulo dançando por todo o Brasil. Num convés da barca Juarez Távora no Rio São Francisco até as aldeias indígenas.
Com coreografia adaptáveis a qualquer cenário, fizeram e fazem espetáculos em pátios de escolas públicas das periferias das grandes centros, favelas igrejas, praias , hospitais, estações de metrô ou em presídios. Em 1981 Márika Gidali realizou um grande sonho: criou o projeto " Escola Stagium " e levou mais de 80 mil crianças e adolescentes da periferia da cidade de São Paulo para assistirem a espetáculos de dança.
Comentários
Postar um comentário