Mikhail Baryshnikov
Nasceu em Riga, Letônia em 27 de janeiro de 1948. Naturalizado norte-americano, é considerado um dos maiores bailarinos de todos os tempos ao lado de Nijinski e Rudolf Nureiev. Entrou no balé Kirov e fez sua estréia no Teatro Mariinsky dançando " o camponês " pas de deux de Giselle. Após um promissor início de carreira no Kirov , ele foi ao Canadá em 1974 em busca de maiores oportunidades na dança ocidental . Após atuar como autônomo ao lado de várias companhias, juntou-se à Companhia de Ballet de Nova Iorque como solista para aprender o estilo de movimento de George Balanchine. Ele dançou com a companhia American Ballet Theatre, onde posteriormente se tornou diretor artístico.
Baryshnikov liderou muitos de seus próprios projetos artísticos e foi associado à promoção da dança moderna. De 1990 a 2002, Baryshnikov foi diretor artístico da White Oak Dance Project, uma empreza que ele co-fundou com Mark Morris. Em 2004 ele lançou o Baryshnikov Arts Centre em Nova Iorque.
Durante apresentações no Canadá em 1974, ele buscou asilo no país e, em 1986, naturalizou-se americano. Foi bailarino do American Ballet Theatre de Nova Iorque de 1974 a 1989. Além de bailarino é ator, tendo estrelado o filme O Sol da Meia-Noite ao lado do dançarino e ator Gregory Hines.
Comentários
Postar um comentário