Isadora Duncan

                      Nasceu em São Francisco a 27 de maio de 1877 e morreu em Nice a 14 de setembro de 1927.Foi uma coreógrafa e bailarina americana. Foi considerada a precursora da dança moderna .Sua carreira começou muito cedo, ensinando as crianças da vizinhança. Sua nova visão da dança era evidente em suas primeiras aulas, na qual ela seguia seus instintos e improvisava, ensinando qualquer coisa que viesse em sua cabeça. Infeliz e sentindo que o seu talento não era apreciado nos E.U.A. , mudou-se para Londres em 1898. Apresentou-se para os ricos da sociedade londrina, buscando inspiração em vasos gregos e painéis antigos exibidos no Museu Britânico. Com o dinheiro que ganhou com tais apresentações, ela conseguiu alugar um estúdio, onde desenvolveu melhor seu trabalho e passou a criar grandes apresentações no palco.

                      Em 1902, Loie Fuller convidou Isadora para excursionar em ela, o que a levou por todo continente europeu, onde criou novas peças e apresentações baseadas em sua técnica inovadora, que enfatizava o movimento natural do corpo, em contraste com o balé clássico. Na maior parte da sua vida , Isadora excursionou e se apresentou por toda Europa e Américas. Mesmo com reações mistas da parte da crítica, Isadora tornou-se extremamente popular por seu estilo único e inspirou muitos artistas visuais como Antoine Bourdelle, Auguste Rodin, Arnold Romebeck e Abraham Walkowitz a criarem trabalhos que ilustravam sua dança. Na noite de 14 de setembro de 1927, Isadora usava uma echarpe pintada à mão. Num bizarro acidente, a longa echarpe enrolada em seu pescoço, ficou presa nas rodas do veículo, puxando-a para fora do carro e quebrando seu pescoço. Foi levada morta ao hospital.  


Imagem: Dover Street Studios, 38 Dover Street, Mayfair, London, UK. Active 1906–c.1912.[1] Distributed in the U.S. by Charles L. Ritzmann, photographer and importer of celebrity images., Public domain, via Wikimedia Commons

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gerald Thomas

Rudolf von Laban

Uma aula de arte do movimento/expressão corporal