Merce Cunningham
Merce Cunningham nasceu em Centralia a 16 de abril de 1919 e morreu em Nova Iorque a 26 de julho de 2009. Foi um bailarino e coreógrafo norte-americano. Foi responsável por mudar os rumos da dança moderna. Criou mais de 200 coreografias, Entre seus colaboradores estão John Cage, Jasper Johns, Andy Warhol e Robert Rauchenberg.
Aos 12 anos começou a estudar dança. Aos 16 anos entra numa escola de teatro onde aprende técnicas de palco. Antes dos 20 anos sob a influência de John Cage conhece Martha Graham com a qual vem aprofundar-se no aprendizado de dança. Aos 23 anos faz um solo " Totem Ancestor" com música de Cage. A partir dos 24 anos viaja com Cage apresentando obras coreográficas e musicais. Aos 26 anos põe fim a sua carreira na Martha Graham Dance Company. Aos 28 anos abre sua própria escola e aos 34 anos com John Cage funda a Merce Cunningham Dance Company. Estava se afastando dos hábitos coreográficos ( finalidade, construção e técnica ). Aos 45 anos faz sua primeira turnê mundial. Aos 49 anos seu trabalho é reconhecido nos EUA. Para Cunningham a dança se torna um movimento natural sem uma finalidade específica em que não se buscava um encadeamento lógico de movimentos mas explorar os elementos fornecidos pelo acaso. Ele contentava-se em indicar aos bailarinos as direções dos deslocamentos e os tempos das paradas. Isto era chamado de " Evento ", um acontecimento único de dançar com forte ligação com o momento presente. Apesar de existir um grau de liberdade elevado , as obras caracterizavam pela sucessão de acentos fortes e fracos ( métrica antiga ) e por uma espécie de tempo instintivo próximo do verso grego lírico ou trágico. Aos 70 anos desenvolve coreografias através do computador, ao qual encontra possibilidades criativas.
Imagem: By Unknown author - http://www.mitpressjournals.org/doi/pdf/10.1162/leon.2007.40.1.20, Attribution, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16489931
Comentários
Postar um comentário