Margot Fonteyn

                      Nasceu a 18 de maio de 1919 e morreu a 21 de fevereiro de 1991. Foi uma bailarina inglesa. Considerada uma das maiores bailarinas de todos os tempos , por toda a sua carreira dançou com o Royal Ballet, sendo apontada como Prima Ballerina Assoluta da companhia pela rainha Elizabeth II.

                      Filha de pai inglês e mãe irlandesa descendente de brasileiros sendo filha de um industrialista chamado Antonio Fontes. No começo de sua carreira Margaret transformou Fontes em Fonteyn e Margaret em Margot. Em 1931 entrou para a escola de balé do Saddler's Wells. Ninette de Valois e seu coreógrafo Frederick Ashton, investiram em suas qualidades excepcionais: lírica, dramática, musical e suas proporções físicas perfeitas. Em 1935, Fonteyn tornou-se primeira bailarina com apenas dezesseis anos, dançando juntamente com Robert Helpmann. Em A Bela Adormecida, Margot interpretou a Princesa Aurora. Sua maior contribuição artística deu-se ao lado de Ashton, pois era sua musa inspiradora e uma intérprete ideal a inúmeras criações do coreógrafo.

                       Logo depois, Margot Fonteyn começou a dançar com o bailarino soviético exilado Rudolf Nureyev, vinte anos mais jovem do que ela. Fonteyn e Nureyev eram idolatrados até Margot se aposentar.


  Imagem: By Eric Koch / Anefo - http://proxy.handle.net/10648/ab469552-d0b4-102d-bcf8-003048976d84, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=66583478

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gerald Thomas

Rudolf von Laban

Uma aula de arte do movimento/expressão corporal